quinta-feira, 12 de julho de 2012

Concurso Ministério da Saúde: Professor indica os assuntos mais importantes

Das 2.500 vagas que serão preenchidas por concurso público para o Ministério da Saúde, 1.500 destinam-se ao nível médio. Dessas, a maior parte (1.370) é para o cargo de auxiliar de enfermagem. Para dar dicas aos interessados que desejam concorrer a essa função, especialistas, que listaram os principais assuntos e como deve ser a preparação dos candidatos. O professor do Curso Seiton Edson Silvério aconselha que o início dos estudos seja o quanto antes. "Quanto mais tempo o aluno tiver para se preparar, mais tempo há para estudar a matéria toda, fazer as questões, rever os conteúdos e tirar dúvidas. Quem deixa para estudar em cima da hora tem pouco tempo para ver todos os assuntos", disse.


Para ele, é necessário ter um planejamento de estudo. "Não adianta se desgastar e estudar o dia inteiro, para depois não render. É preciso ter uma organização, fazer um levantamento de questões e treinar muito", orientou. Edson Silvério ainda cita os principais pontos que devem ser foco de estudo. "Os candidatos devem estudar mais os seguintes pontos: fundamentos de enfermagem, saúde pública, clínica médica e clínica cirúrgica, que foram os assuntos mais cobrados no último concurso", listou ele, lembrando do concurso de 2005.


Segundo o professor, como a seleção anterior foi realizada há muito tempo, é possível que haja pequenas alterações. "Provavelmente, deve haver algumas atualizações de conteúdo, principalmente em termos de manual, e também deve haver mais livros para serem estudados. Mas acredito que não haverá grandes mudanças", afirmou. A coordenadora do Curso Seiton, Mariinha Teixeira, lembra que o Português não pode ser esquecido. "O Português faz a diferença. Muita gente deixa para estudar Português mais tarde, mas é uma matéria que possui uma cobrança muito grande", aconselhou.


Mariinha Teixeira ainda destaca que é importante estudar sempre que houver oportunidade. "É bom estudar no intervalo de aula, no trânsito, no ônibus. Não precisa ter aquela cultura de sentar para estudar, hoje em dia é bom estudar a qualquer momento, tem que aproveitar cada minuto, porque pode fazer diferença", ressaltou. Ela acredita que, além de praticar com muitos exercícios, os concorrentes devem entrar em um curso preparatório. "No curso, há a orientação para os alunos e o direcionamento dos estudos. O aluno estuda o que os professores prepararam para ele, e os professores já têm uma noção do que costuma cair nas provas, então acaba sendo fundamental", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário